
Frequentadores da Praça Maria Izabel, popularmente conhecida como São Bento, no centro de Marília, procuraram a redação do jornal A Cidade para relatar vandalismo e pichações na arquibancada, próximo à fonte e até na placa de inauguração. Segundo os relatos, as pichações cobrem praticamente toda a estrutura, incluindo laterais e áreas de acesso.
A praça, inaugurada em 2022 ao custo de R$ 1,3 milhão, é considerada um cartão postal da cidade e é utilizada diariamente por moradores, frequentadores e famílias que levam filhos ao playground. Os moradores afirmam que a presença constante de pichações tem gerado preocupação e questionamentos sobre a segurança do local.
Alguns frequentadores também questionaram se há câmeras de monitoramento instaladas na praça, afirmando não saber se existe vigilância eletrônica, o que contribui para a sensação de insegurança.
Além do vandalismo, outra reclamação é referente ao piso tátil, que está se soltando e pode se tornar um risco para os pedestres.
De acordo com a legislação, pichação é crime contra o patrimônio público, e os responsáveis podem ser presos se forem flagrados no ato.