
De acordo com o ‘Anuário do Mercado Imobiliário 2024’ do Secovi-SP, Marília se destacou no setor de loteamentos, ocupando a 4ª posição no ranking dos municípios com mais lotes aprovados em 2024 no Estado de São Paulo. Conforme os dados do anuário, a cidade teve projetos de loteamentos aprovados, totalizando 3.041 lotes previstos. Pelo estudo, o município de Marília foi classificado como a 4ª cidade com maior número de lotes aprovados no Estado, representando 2,7% do total. Os dez primeiros municípios do ranking, incluindo Marília, concentraram 28,7% dos lotes aprovados em São Paulo no ano de 2024, disse o Secovi.
O anuário do Mercado Imobiliário 2024 do Secovi-SP apresenta uma análise detalhada sobre o setor, destacando os resultados de lançamentos, vendas, aprovações de projetos e indicadores econômicos. A publicação ressalta a importância da resiliência e adaptabilidade do mercado, mencionando o desempenho em diferentes áreas e a relevância de cidades do Interior.
O documento aponta que o mercado de loteamentos aprovados no Estado de São Paulo teve um bom desempenho em 2024, com 112.203 lotes aprovados em 173 projetos. O destaque vai para o fato de que a maior parte das aprovações (65,8%) ocorreu em cidades do Interior e do Litoral. Marília aparece como uma das principais do Interior, ocupando a 4ª posição no ranking estadual de lotes aprovados. A cidade teve três projetos aprovados, resultando em um total de 3.041 lotes, o que representa 2,7% do total do Estado.
O anuário também inclui informações sobre o mercado imobiliário na cidade de São Paulo, detalhando a performance de vendas de imóveis novos por região. Além disso, a publicação aborda temas como sustentabilidade (ESG), o desempenho da economia e uma retrospectiva dos 20 anos da pesquisa do mercado imobiliário, reforçando a seriedade e a importância dos dados levantados para o setor. Ficha técnica e os agradecimentos aos colaboradores também compõem o documento.
“Em 2024, os resultados do setor imobiliário foram impressionantes. Em comparação com o exercício anterior, a cidade de São Paulo registrou números recordes em todos os principais indicadores da inteligência de mercado do Secovi-SP: 103,3 mil unidades comercializadas - crescimento de 36%; Incremento de 15,5% no Valor Geral de Vendas (VGV); e 104,4 mil unidades lançadas, representando alta de 43% em volume e de 17% em VGL. O total de financiamentos imobiliários nacionalmente concedidos também foi recorde, possibilitando a aquisição e a produção de 1,2 milhão de residências (+ 18%)”, explicou o presidente do Sicovi, Rodrigo Luna, em sua mensagem na publicação.
“O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi fundamental para esses resultados. Mais de 60% das moradias produzidas pelo setor privado na cidade de São Paulo foram destinadas às famílias de menor renda enquadradas no programa. Aliás, o MCMV também respondeu por ampla oferta de lares em âmbito estadual e municipal, consolidando-se como a mais importante política pública de habitação endereçada às famílias de menor renda e, consequentemente, de inclusão social”, complementou.