A Prefeitura de Pompeia oficializou no último dia 26 de junho a contratação emergencial da nova empresa responsável pelo transporte coletivo urbano da cidade. O serviço, que atende aos cerca de 20 mil habitantes, terá tarifa mantida em R$ 5,00 por passageiro, valor que contrasta com a tendência de municípios da região que adotaram o modelo de tarifa zero.
Segundo a administração municipal, a nova empresa disponibilizará quatro veículos adaptados, com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, elevadores para cadeirantes e sistema de monitoramento por câmeras.
Apesar das melhorias anunciadas, a cobrança da tarifa tem gerado comparações com cidades vizinhas. Tupã, por exemplo, que tem população três vezes maior (cerca de 65 mil habitantes), implantou o sistema de transporte gratuito este ano e já registrou um aumento de 60% no número de usuários.
Na cidade de Assis, que conta com 104.642 habitantes, a mesma empresa contratada emergencialmente para operar o transporte coletivo em Pompeia também será responsável pelo serviço local. No entanto, em Assis, o transporte público é totalmente gratuito desde 2021. A empresa venceu o processo de contratação emergencial realizado pela prefeitura.
Lins, com mais de 76 mil moradores, também adotou o modelo tarifa zero em 2023.