As agências bancárias de todo o Brasil estarão fechadas nesta quinta-feira, 1º de maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalho. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nem compensações bancárias, como transferências via TED.
No entanto, o sistema de pagamentos instantâneos Pix continuará operando normalmente, inclusive durante o feriado.
O atendimento ao público será retomado na sexta-feira (2), nas localidades onde não houver feriado municipal ou ponto facultativo.
Contas de consumo, como água, luz e telefone, além de boletos com vencimento no dia 1º, poderão ser pagos no próximo dia útil sem a cobrança de juros ou multa. A Febraban destaca que o sábado não é considerado dia útil para fins bancários, o que impede a liquidação financeira nesse dia.
Em relação a tributos com vencimento durante o feriado, a recomendação é que os contribuintes antecipem o pagamento para evitar multas e encargos por atraso.
Durante o feriado, os canais eletrônicos e digitais continuarão funcionando normalmente. Serviços como pagamento de contas, transferências, consulta de saldos e extratos poderão ser realizados por internet banking, aplicativos, caixas eletrônicos, telefone e correspondentes bancários.
Clientes que utilizam boletos registrados como sacados eletrônicos também podem recorrer ao DDA (Débito Direto Autorizado) para efetuar pagamentos de forma segura e prática.
Mín. 15° Máx. 26°