Após anos sem receber composições, a linha férrea que corta Marília e integra o ramal Bauru-Panorama terá em 2028 a conclusão das obras para sua reativação.
Os trabalhos são conduzidos pela Rumo Logística, a concessionária responsável pela malha ferroviária do Estado de São Paulo. Conforme detalhou a concessionária para a reportagem do Jornal A Cidade, o cronograma de reativação da linha foi iniciado em junho de 2024, visando restabelecer o tráfego de trens no trecho.
Com o crescimento urbano de Marília, hoje atravessa áreas densamente povoadas e comercialmente ativas. A reativação do ramal, prevista para ser concluída em 2028, conforme contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é motivada pela necessidade de modernização e ampliação da infraestrutura de transporte ferroviário na região. Isso porque o impulsionamento do escoamento de cargas e o desenvolvimento econômico força a busca por alternativas ao transporte rodoviário, feito basicamente por caminhões, carretas e veículos terrestres quando o assunto é logística de cargas.
O processo de reativação está sendo executado em três etapas distintas: limpeza da vegetação, recuperação da infraestrutura e, por fim, a recuperação da superestrutura da via. A perspectiva da volta dos trens após um longo período de ausência levanta debates sobre os impactos na dinâmica da cidade.
A linha férrea, que em sua origem atravessava áreas rurais e com menor densidade populacional, hoje se encontra inserida no tecido urbano de Marília, com residências e comércios estabelecidos ao longo de sua faixa de domínio. Diante dessa nova realidade, a Rumo Logística informou que realiza o monitoramento contínuo das faixas de domínio, conforme previsto em contrato.
Ocupação irregular
Em casos de ocupação irregular, a empresa emite notificações extrajudiciais solicitando a desocupação voluntária. Caso a desocupação não ocorra, a concessionária afirma que adotará as medidas judiciais cabíveis para garantir a regularização da situação, em cumprimento às suas obrigações contratuais com a União.
Atualmente, as equipes da Rumo Logística concentram seus esforços na segunda etapa do projeto, focada na recuperação da infraestrutura da linha, com atuação em trechos localizados nos municípios de Avaí e Oriente.
A previsão é que, nos próximos meses, os trabalhos avancem para outras regiões ao longo do ramal Bauru-Panorama, incluindo o trecho que atravessa Marília.
A conclusão das obras em 2028 marcará o retorno da circulação de composições ferroviárias pela cidade, alterando a paisagem e a rotina local após anos de inatividade da linha.
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