Domingo, 21 de Junho de 2026
8°C 20°C
Marília, SP
Publicidade

Como o bonde da Monteiro Lobato chegou aqui

Bonde já serviu de cenário para filme

Por: Redação
04/04/2025 às 12h55 Atualizada em 06/04/2025 às 01h06
Como o bonde da Monteiro Lobato chegou aqui

Você já viu o bonde estacionado na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Monteiro Lobato? O vagão fica estacionado quase na esquina da rua Sargento Ananias com a rua Bahia, na região central da cidade. Muita gente se pergunta: será que, no passado, assim como São Paulo e Rio de Janeiro, Marília teve seu próprio bonde? Embora possa dar essa impressão, de que o velho bondinho atendeu aos marilienses nos primórdios da cidade, não é isso que a nossa história conta.

 O vagão chegou em 1965

Quem insistiu para que o vagão viesse para Marília foi o então prefeito de Marília em 1965 Armando Biava. Biava teria afirmado para seus assessores Toninho Netto e Américo Fittipaldi quando soube da possibilidade de atrair para Marília o vagão desativado pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo, a CMTC. 

O velho vagão está instalado dentro da Emei Monteiro Lobato

 O bondinho circulou por SP

O vagão traz uma sigla: CMTC, que significa Companhia Municipal de Transportes Coletivos, responsável pelos transportes de São Paulo. O bondinho, portanto, no seu áureo tempo, atendeu aos paulistanos. Em 1965, após tomarem conhecimento de que uma cidade do Litoral paulista reivindicava ao governo a doação de um dos antigos bondes paulistanos, os líderes de Marília passaram a pleitear o vagão e acabaram sendo atendidos.

Antes de ser instalado na Emei Monteiro Lobato, o bondinho desfilou em carro alegórico no centro de Marília durante as comemorações do 4 de abril do ano de 1965. Naquela ocasião, a cidade, governada por Armando Biava, completava 36 anos de emancipação política.

Teria o bondinho circulado pelas ruas de Marília no passado?

 Bonde já serviu decenário para filme

Você sabia que o bondinho da Monteiro Lobato serviu de cenário para a gravação de um filme? Quando de uma oficina da sétima arte ministrada pelo cineasta Rodrigo Grota, o bonde serviu de set para algumas cenas do curta-metragem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marília, SP
12°
Tempo limpo
Mín. Máx. 20°
11° Sensação
1.41 km/h Vento
60% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h58 Nascer do sol
17h44 Pôr do sol
Segunda
26° 13°
Terça
18° 13°
Quarta
13° 10°
Quinta
18° 10°
Sexta
20° 12°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 348,513,81 +1,11%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Enquete
...
...
Publicidade