
A cidade de Marília registrou uma morte e 120 casos de Covid-19 em 39 dias, conforme o sexto boletim epidemiológico de 2025, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. Os números reforçam a necessidade de atenção à doença, que segue presente na rotina da população.
Em comparação com o ano passado, os dados mostram uma redução nos óbitos, mas a circulação do vírus permanece alta. Em 2024, foram 1.834
casos confirmados e 19 mortes ao longo dos 12 meses.
SINTOMAS
O Ministério da Saúde alerta que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, fadiga, falta de apetite, dificuldade para respirar, dores musculares e dor de cabeça. Também podem ocorrer dor de garganta, congestão nasal e coriza.
A transmissão do coronavírus ocorre de três formas principais: pelo contato direto, por gotículas liberadas ao tossir, espirrar ou falar a menos de um metro de outra pessoa e por aerossóis, pequenas partículas que podem permanecer suspensas no ar por horas e atingir distâncias maiores.
Mesmo após a infecção, os anticorpos produzidos pelo organismo podem diminuir ao longo do tempo, permitindo reinfecções, especialmente após 90 dias.
Em caso de sintomas de síndrome gripal, a orientação é sair de casa usando máscara para evitar a transmissão para outras pessoas.