
Garça sediou seu primeiro grande evento de aventura, o 1º Festival Fusion Fight Garça, realizado entre 31 de outubro e 1º de novembro de 2025. O evento transformou a área da concha acústica e o lago artificial - que está seco para reestruturação e serviu de palco de barro - em um terreno para manobras radicais off-road, atraindo mais de 2 mil pessoas nos dois dias.
A comissão organizadora do festival foi composta por Ivan Peres, Alexandre Ribeiro, Fernando Judici e João Gustavo, além do secretário municipal da Indústria e Comércio, Christoferson Júnior, o Juninho. A abertura do evento, na sexta-feira (31), contou com show musical e um "aulão" de cross training.
No sábado, dia 1º de novembro, o festival ganhou um destaque especial com a inclusão social. Crianças, jovens e adultos, alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), participaram de uma emocionante trilha a bordo dos jipes e veículos 4x4. A comitiva percorreu trechos da zona rural de Garça, incluindo uma fazenda nas proximidades.
Os veículos participantes vieram de diversos jipeiros de Marília, Garça e região, contando com a presença de grupos como os Amigos do Off Road e o Jipe Clube de Marília. Ainda no sábado, as manobras no lago seco incluíram desafios de quadriciclos, gaiolas, UTV e até mesmo um impressionante "monstro truck", avaliado em mais de meio milhão de reais. O festival também dedicou momentos ao rapel, artes marciais, como o jiu-jítsu, e lutas de kickboxer.
“O festival foi um sucesso absoluto, superando as nossas expectativas iniciais, e mostrou que Garça estava de fato esperando por um evento radical com essa energia”, considerou Peres, membro da comissão organizadora. Peres destacou que a proposta do evento foi de demonstração, não de competição, e salientou o crescimento da modalidade: “É importante frisar que o off-road está em franca expansão e cada vez mais atraindo adeptos em toda a região”, detalhou Peres.
O evento também recebeu a presença do jipeiro mais antigo de Garça, José Carlos, que compartilhou sua satisfação com a iniciativa. “O que mais digo é que um festival radical se destaca pelo fato das pessoas se divertirem da forma que mais lhes agrade, em um ambiente de amizade e aventura”, informou.
Para Ivan Peres, a realização do evento foi fundamental não apenas para os entusiastas da modalidade, mas para toda a comunidade que pôde interagir com os veículos. “Vimos famílias inteiras prestigiando e se divertindo na praça de alimentação com os hambúrgueres, pastéis e refrigerante, e isso mostra que o Festival Fusion Fight superou a questão do esporte e se tornou um ponto de encontro e confraternização para Garça e as cidades vizinhas”, finalizou Peres