Cidades BR-153
BR-153: Triunfo confirma que duplicação Marília-Ourinhos não está prevista e lentamente projetos de melhoria avançam
Contorno de Marília e duplicação em trechos estratégicos dependem de renegociação com o Ministério dos Transportes
06/11/2025 00h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação

A duplicação da BR-153 no trecho entre Marília e Ourinhos (cerca de 95 quilômetros) não está prevista no atual contrato de concessão firmado entre a Concessionária Triunfo Transbrasiliana e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A informação, confirmada pela própria concessionária após questionamentos apresentados pela redação do jornal A Cidade, frustra as expectativas dos motoristas que esperam por melhorias significativas na rodovia, vital para o escoamento da produção e para o tráfego inter-regional.

Contudo, a Transbrasiliana sinaliza que projetos de expansão, incluindo a duplicação de todo o trecho paulista da BR-153 e o Contorno de Marília, estão em negociação avançada com o Ministério dos Transportes, buscando a otimização e readequação do contrato. Os projetos elaborados pela concessionária dividiram o trecho paulista em 6 lotes, além da essencial obra do Contorno de Marília. Até o momento, apenas o Lote 1, que compreende o segmento entre Icém (a 260 km de Marília) e São José do Rio Preto (a 170 km de Marília), obteve aprovação e já está com as obras de duplicação em andamento.

A situação do Contorno de Marília, obra que prometia aliviar o tráfego urbano e dar fluidez ao longo percurso, não foi contemplada no contrato original e está no centro das tratativas junto à Agência Reguladora. A conclusão deste projeto é vista como fundamental para segregar o fluxo rodoviário do tráfego municipal e de adjacências, o que, por consequência, reduziria o tempo de viagem, aumentaria a segurança de motoristas e pedestres e diminuiria o número de acidentes.

O trecho da BR-153 nas proximidades de Marília é conhecido por apresentar pontos precários em seu leito, sendo inclusive motivo de recentes reportagens do jornal A Cidade, que documentaram o desgaste do asfalto e a necessidade urgente de intervenções estruturais para garantir a segurança dos usuários.

A concessionária frisa que as melhorias propostas trarão grande impacto social e econômico. O pacote de obras, que inclui a duplicação integral e o contorno, é a chave para propiciar maior fluidez do tráfego, segurança e conforto, além de gerar empregos diretos e indiretos nas regiões beneficiadas.

Obras no contorno de Marília

Em um movimento estratégico, a Triunfo Transbrasiliana inseriu a possibilidade de realização das obras do Contorno de Marília no requerimento de otimização e readequação do Contrato de Concessão. O documento foi protocolado junto ao Ministério dos Transportes, amparado pela Portaria 848, de 25 de agosto de 2023.

A iniciativa da concessionária visa aprimorar a rodovia, readequando o contrato às necessidades atuais e futuras dos usuários, em total atendimento ao interesse público. A duplicação entre Icém (260 km de Marília) e São José do Rio Preto (170 km de Marília) serve de baliza para o que a empresa almeja entregar nos demais lotes, caso o processo de renegociação seja bem-sucedido.

As tratativas com o Ministério dos Transportes continuam, e a Transbrasiliana aguarda o desfecho das negociações para poder dar o aval final para o Contorno de Marília e demais duplicações. Enquanto isso, a comunidade regional e os usuários da BR-153 aguardam a decisão do governo federal. A expectativa é que a análise do requerimento reconheça a urgência das obras estruturais, especialmente no trecho entre Marília e Ourinhos, historicamente sobrecarregado.

A duplicação não é apenas uma obra de engenharia, mas uma resposta à demanda por desenvolvimento logístico e segurança rodoviária de um dos principais corredores do Estado de São Paulo. A concessionária, por sua vez, reitera o compromisso com a melhoria contínua e a segurança, mesmo com as limitações do contrato original, mantendo a postura de diálogo com os órgãos reguladores.