
No Dia da Árvore, comemorado hoje (21 de setembro), Marília tem um motivo a mais para celebrar. O município foi classificado como o 12º mais arborizado do Brasil, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento considerou apenas cidades com mais de 100 mil habitantes e avaliou a presença de árvores em vias públicas próximas aos domicílios.
Segundo o estudo “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, 94,9% das residências urbanas marilienses estão localizadas em ruas com pelo menos uma árvore. O levantamento revela que aproximadamente 7.155 domicílios estão em ruas com até duas árvores, enquanto outros 11.675 têm entre três e quatro árvores no entorno. A maioria, 62.331 domicílios, está situada em vias com cinco ou mais árvores. Em contrapartida, 4.725 domicílios ainda se encontram em ruas sem qualquer tipo de arborização.
Mesmo com os dados do IBGE divulgados, muitas ruas continuam sem nenhuma árvore. No centro da cidade, o calçadão da Rua São Luiz, por exemplo, é uma das vias sem arborização. Há também relatos de que novos bairros não contam com nenhuma árvore em suas ruas.
O estudo considera apenas árvores em áreas públicas, excluindo aquelas em quintais ou terrenos particulares. No contexto estadual, São Paulo tem 74% dos moradores vivendo em ruas arborizadas, índice superior à média nacional, que é de 66%.