O modelo do Ambiente de Inovação da Associação Comercial e de Inovação de Marília foi apresentado para 12 representantes de associações comerciais da Região Administrativa de número 18 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Foi uma excelente oportunidade para mostrar nossa expansão e de que forma eles poderiam fazer parte deste processo”, disse o presidente da instituição mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que esteve acompanhado do superintendente José Augusto Gomes, e de Miquelle Siqueira Cardoso, diretora de operações e inovação do Ambiente de Inovação Connect de Marília. “Agradeço a oportunidade em poder participar da reunião regional e mostrar como podemos crescer juntos”, disse o representante de Marília, ao fazer o agradecimento publicamente ao vice-presidente da Facesp da RA 18, Valter Merlos.
Na exposição realizada aos representantes de associações comerciais das cidades de: Araraquara; Monte Alto; Descalvado; Taquaritinga; Borborema; Américo Brasiliense; Rincão; Ibitinga; Itápolis; Matão; Viradouro e São Carlos, Carlos Francisco Bitencourt Jorge explicou as diferenças entre a Connect Aceleradora, Connect Incubadora e a Connect Instituto, todas em atividade dentro da sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília. “A Aceleradora visa impulsionar as "startups" que necessitem de crescimento, enquanto que a Incubadora auxilia a transformar a "startup" em um negócio de sucesso e o Instituto é voltado para os docentes que trabalham com ciência, pesquisa e inovação, para aplicarem todo o conhecimento adquirido”, disse o dirigente de Marília que acumula a função de presidente, tanto na Associação Comercial e de Inovação de Marília, como do Ambiente de Inovação Connect.
O envolvimento de Camila Farani, considerada uma das maiores investidora do Brasil, foi outro detalhe apresentado pelo representante mariliense, afinal, o programa de aceleração Connect conta com uma sócia, trazendo toda a metodologia criada por ela, para o ambiente de inovação de Marília. “Com a chegada de Camila Farani passamos a trabalhar o comportamento empreendedor; Estruturar a gestão das "startups"; Escalar o negócio; Alavancar as vendas; Fazer um "pitch" infalível e apresentar o negócio da maneira mais assertiva para os investidores; e aplicar metodologias ágeis de forma fácil e assertiva e muito mais”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “Além disso, temos uma equipe de especialistas capacitada para assegurar um suporte de qualidade para o negócio emergente, integrando diversas rodadas de mentorias, capacitações, apoio à gestão e até aporte financeiro”, disse o também vice-presidente da Facesp, na Região Administrativa de número 15, onde estão as associações comerciais da região centro-oeste paulista.
Estiveram presentes neste encontro, os presidentes das associações comerciais de Araraquara, José Janone Júnior e da cidade de São Carlos, Ivone Zanquim. “Queremos ampliar nossa rede, fortalecendo as associações comerciais interessadas que serão nossas parceiras neste processo de desenvolvimento”, agradeceu Carlos Francisco Bitencourt Jorge que já conta com 11 associações comerciais em conjunto nas cidades de: São João da Boa Vista, Marília, Garça, Paraguaçu Paulista, Mococa, São Carlos, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Casa Branca, Presidente Prudente e São José do Rio Pardo. “Juntas, essas associações somam mais de 10 mil associados como pessoa jurídica e outras 3 mil pessoas, como pessoas físicas, rede que essas startups terão acesso para comercializarem as soluções criadas”, disse Miquelle Siqueira Cardoso, diretora de operações e inovação do Ambiente de Inovação Connect de Marília.