A estudante Julia da Silva de Nadai, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar), foi uma das selecionadas para participar do projeto Academia LED - Laboratório Experimental de Desenvolvimento, uma iniciativa da Globo em parceria com o Instituto FSB. O projeto tem como objetivo fomentar o jornalismo entre jovens universitários, desafiando-os a produzir reportagens inovadoras com foco em temas de impacto social. Neste ano, a ênfase foi na emergência climática.
Sendo uma das 10 finalistas escolhidas entre 130 estudantes de comunicação de todo o país, Júlia abordou em sua matéria o conceito de seca urbanização, com foco em três cidades brasileiras que possuem realidades distintas, Campinas (SP), Manaus (AM) e Portalegre (RN), mas enfrentam desafios semelhantes relacionados ao acesso à água e aos impactos da crise ambiental.
Para ela, foi uma experiência única. “Minha mãe me incentivou a participar. Ela viu a notícia na televisão, me chamou e eu decidi olhar no site. No momento, fiquei um pouco aflita se deveria fazer, porque vi que o prazo era curto, eu tinha apenas dois dias, mas comecei a pesquisar e decidi abordar um tema que está presente, mas pouco exposto, que é a seca urbana. Falar de três cidades tão diferentes, mas com o mesmo problema, foi um desafio enorme”, conta.
O resultado da seleção chegou em um momento especial. “A sensação foi grandiosa porque eu fiquei sabendo da notícia no dia do meu aniversário. Foi um baita de um presente, porque pra mim foi um sonho. A Júlia de 8 anos, que sonhava brincando de jornalista, esteve lá, à frente disso tudo. E acho que vai ajudar muito na minha carreira. Vou usufruir muito dessa experiência e levar tudo pra minha vida”, complementa.
Além do reconhecimento nacional, os estudantes selecionados participarão de uma imersão presencial na Globo, no Rio de Janeiro, com mentoria de profissionais da área, gravação da reportagem com equipe da emissora e exibição no Jornal Nacional.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Prof. Ma. Débora Massarolo Otoboni, destaca que a conquista de Julia é motivo de muito orgulho. “O curso de Publicidade e Propaganda incentiva a criatividade e a atuação dos alunos em múltiplas áreas da comunicação, incluindo jornalismo, audiovisual e projetos autorais. A participação de Julia demonstra o impacto da formação oferecida pela Universidade e reforça o potencial transformador da educação”, destaca.