Geral Saúde
Acadêmicos da Medicina Veterinária da Unimar reforçam campanha de vacinação antirrábica em parceria com a Prefeitura de Marília
A atividade, realizada mensalmente nos bairros da cidade, vai além da proteção dos animais, é uma medida fundamental para a saúde pública
04/08/2025 08h52 Atualizada há 6 horas
Por: Redação
Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) seguem atuando ativamente em uma importante ação de extensão, a campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A atividade, realizada mensalmente nos bairros da cidade, vai além da proteção dos animais, é uma medida fundamental para a saúde pública.

Durante cada edição da campanha, cerca de dose acadêmicos, sob coordenação da Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária, prestam apoio direto ao setor de Zoonoses da Prefeitura de Marília atuando na aplicação das vacinas em cães e gatos, além de orientar os tutores sobre a importância da vacinação anual e os riscos da raiva, uma doença viral e fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Fábio Manhoso, a parceria entre a Unimar e a Prefeitura existe há mais de 30 anos e tem sido continuamente fortalecida. “É uma ação social de extrema importância, com um olhar na saúde dos animais, mas também das pessoas. A raiva é uma zoonose 100% fatal e, ao vacinar os animais, evitamos a propagação da doença na população humana. Esse trabalho não parou, nem mesmo nas férias. A cada campanha, participam cerca de doze alunos, coordenados pela Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária”, destaca.

Os pontos de vacinação são montados em locais estratégicos dos bairros atendidos, conforme cronograma definido pela Secretaria de Saúde, e os acadêmicos colaboram com todas as etapas da ação, desde a organização até o atendimento à comunidade.

Para a presidente da Liga, a acadêmica do 4º ano Mara Karklis, participar da campanha é uma grande oportunidade de aprendizado e de responsabilidade social. “Nos sentimos muito privilegiados e gratos. Além de vacinar os animais, explicamos à comunidade a importância da vacinação anual contra a raiva, que é uma doença fatal transmitida pela saliva de animais contaminados. Nosso objetivo é conscientizar e proteger”, afirma.

A médica veterinária do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Fernanda Hatsue Nakasato, reforça o impacto da ação. “A vacinação antirrábica é uma das medidas mais importantes para a prevenção da raiva. É uma ação essencial de saúde pública que fortalece a proteção dos animais e promove a posse responsável. A contribuição da população é fundamental para mantermos o controle da doença”, ressalta.

Além da campanha contra a raiva, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar também atuam em ações de combate à leishmaniose, esporotricose e dengue, reafirmando o compromisso da Universidade de Marília com a formação cidadã e com a saúde coletiva.