Cidades Saúde
Sinsaúde presta homenagens a 15 trabalhadores pelo 12 de maio, o Dia Estadual do Profissional da Saúde
Aristeu Carriel, presidente da entidade em Marília, analisa a data e destaca a essencialidade dos profissionais para o bem-estar de pacientes
12/05/2025 02h02 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Aristeu Carriel destacou o empenho e dedicação dos trabalhadores da saúde

O Sinsaúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) de Marília e Região, presidido por Aristeu Carriel, reconheceu com diploma de honra ao mérito 15 trabalhadores associados à entidade. A justa homenagem consiste numa tradição desde o início da década de 2000, quando foi instituído - inicialmente nas convenções coletivas e, posteriormente, nos calendários municipais e do Estado de São Paulo - o Dia do Profissional da Saúde. “A federação dos profissionais que trabalham na saúde instituiu o 12 de maio como dia da categoria em 1992, quando ficou estabelecido em convenção que esta data seria um feriado para os profissionais”, lembrou Carriel. A partir de 2000, algumas cidades passaram a incluir em seu calendário municipal a data especial.

Marília, conforme recordou o presidente do Sinsaúde, consistiu na primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar a homenagem em seu calendário próprio. Na época, a inclusão foi possível graças a projeto de Lei de autoria do então vereador Pedro Pavão. Em sequência, Campinas, que abriga a sede da entidade, também incluiu o 12 de maio no seu calendário. Dois anos depois, portanto, em 2002, o deputado estadual Rafael Silva, com reduto político em Ribeirão Preto, incluiu a data no calendário do Estado de São Paulo e, desde então, os profissionais da saúde passaram a contar com um dia estadual dedicado a eles.

 “Ainda hoje o 12 de maio é um feriado para os trabalhadores da saúde e, mesmo se a pessoa estiver de plantão neste dia, ela terá o direito de usufruir essa folga no tempo adequado”, detalhou o sindicalista. Para este ano de 2025, os profissionais associados com mais tempo de dedicação ao trabalho foram selecionados pelo Sinsaúde Marília para receber o reconhecimento em nome dos demais colegas de profissão.

Celebração que aconteceu na sede da AABB, em Marília, em 9 de maio, marcou a entrega dos diplomas de honra ao mérito para os seguintes profissionais sindicalizados: Maria Aparecida Bezerra Cauneto e Elisângela do Nascimento Dias Moraes, da Santa Casa de Marília; Daniane de Oliveira Alvares, da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes); Dulcinéia de Souza Rodrigues dos Santos, da Famar; Joana D’Arc de Melo dos Santos, da Associação Feminina Maternidade Gota de Leite; Bruno Rivadavila Rodrigues, da Maternidade Gota de Leite (Programa Saúde da Família); Neide Paulino Ramalho dos Reis, da Associação Beneficente Hospital Universitário; Alana Kelly Dias dos Santos, da Associação Beneficente Hospital Universitário (UPA, Unidade de Pronto-Atendimento); Luís Fernando Nascimento, do Hospital Espírita de Marília; Eléia Regina de Souza, do Laboratório Marília de Análises Clínicas São Francisco; Carmelita de Sousa, do Instituto Vida de Patologia Clínica de Marília; Ângela Aparecida dos Santos Alves, do Laboratório Oswaldo Cruz; Mara Cristina Pereira Costa, da Unimed de Marília; Douglas Souza de Alencar, da Santa Casa de Pompeia, e Vitória Milan, também da Santa Casa de Pompeia.

Homenagem semelhante, mas com todas as cidades do Estado de São Paulo, está programada para acontecer no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Palácio 9 de Julho, em São Paulo (Capital). Expectativa de público para este evento estadual é de 800 pessoas. “O critério para a escola consistiu no profissional e na profissional com mais tempo de dedicação ao trabalho e associados ao Sinsaúde”, informou Carriel.

O Sinsaúde de Marília possui ampla atuação e reconhece seus associados com diploma de honra ao mérito

 Bem-estar e recuperação dos pacientes

 O presidente do Sinsaúde de Marília observou que todos os profissionais que trabalham na saúde - seja num ambiente hospitalar, numa clínica, laboratório ou posto de saúde - e que não sejam servidores municipais, podem se filiar ao sindicato. “Todos os trabalhadores da saúde, inclusive os responsáveis pela manutenção e limpeza dos ambientes, auxiliares e demais profissionais, cooperam para o bem-estar e para a recuperação dos pacientes. Todos são importantes para a qualidade de vida de todos aqueles que precisam de um atendimento na saúde”, considerou Carriel.

A homenagem aos profissionais da saúde coincide com duas importantes datas celebradas em maio: o 1º de maio, dia dos trabalhadores, e o 2º domingo de maio, tradicionalmente lembrado como o Dia das Mães. “Um dado relevante é que 80% da categoria dos trabalhadores na Saúde representados pelo nosso sindicato é formada por mulheres, sendo que muitas são mães, ou seja, são mães trabalhadoras que merecem nossas homenagens!”, detalhou. A entrega dos certificados aos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde em 2025 pelo Sinsaúde chegou a sua 25ª edição.

Atualmente mais de 7.500 profissionais das categorias representadas pelo Sinsaúde - que não abrange os servidores públicos - atuam em Marília, sendo que a entidade possui mais de 3 mil associados. Em todo o Estado, o Sinsaúde - que tem sede estadual em Campinas - tem 32.500 associados. “Podem se filiar ao sindicato todos os trabalhadores da saúde de empresas privadas, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios”, frisou. Junho é a data-base da categoria e a entidade já se encontra em tratativas com os entes empregadores do setor.