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Infosiga mostra que motocicletas são mais letais em Marília no 1º trimestre de 2025
7 das 9 mortes registradas no período tiveram moto como meio de transporte
04/05/2025 11h31 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Moto é o veículo mais perigoso nos 3 primeiros meses de 2025

Um levantamento do Infosiga, banco de dados do Detran que monitora os acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, revela um cenário preocupante em Marília: das nove mortes registradas nos três primeiros meses de 2025, sete envolveram motocicletas como meio de transporte. Os dados, que abrangem o período de 1º de janeiro a 31 de março de 2025, indicam um aumento em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 8 óbitos no trânsito da cidade.

As outras duas fatalidades registradas entre janeiro e março deste ano envolveram um pedestre e um ciclista. No que se refere aos sete acidentes fatais com motocicletas, o levantamento do Detran aponta diferentes naturezas: três foram decorrentes de choque, um por atropelamento, dois por colisão e um classificado como “outros”.

Entre as nove vítimas fatais no primeiro trimestre de 2025, seis eram condutores de veículos (incluindo os motociclistas), uma era passageira de moto, uma era pedestre e uma não teve a sua condição no momento do acidente devidamente classificada.

Quanto à localização dos acidentes fatais, o Infosiga não conseguiu classificar o local de um dos nove óbitos. Dos oito restantes, cinco ocorreram em vias públicas dentro do perímetro urbano de Marília e três foram registrados em rodovias que cortam o município. É importante ressaltar que as rodovias que contornam Marília têm recebido um fluxo intenso de veículos, desviados da BR-153, que é descontinuada na cidade. A promessa de um contorno para restabelecer o fluxo da rodovia federal se arrasta há anos, fazendo com que caminhões, carros e outros veículos que precisam cruzar o país de sul a norte utilizem a rodovia do Contorno, elevando significativamente o tráfego local.

Recentemente, a urgência da situação ficou evidente quando um caminhoneiro sofreu um mal súbito e morreu em frente à base da Polícia Rodoviária Estadual, no Contorno, com seu veículo por pouco não caindo em um barranco próximo ao Cemitério Parque das Orquídeas.

Diante desse cenário, a construção do contorno da BR-153 se mostra uma necessidade urgente para Marília.

Embora a cidade tenha avançado com a criação de marginais que ligam o centro aos novos bairros de Nóbrega, ainda carece de mais passarelas e alternativas logísticas eficazes, especialmente no que diz respeito ao tráfego de veículos pesados. A ausência da continuidade da BR-153 obriga carretas e outros veículos de grande porte a cruzarem o perímetro urbano, contribuindo para o aumento do fluxo nas vias locais e rodovias de contorno, elevando o risco de acidentes, especialmente envolvendo veículos mais vulneráveis como motocicletas, pedestres e bicicletas.