Cidades Ataques
Região acumula 1.046 acidentes com escorpiões entre janeiro e setembro
Região de Marília registra mais de mil casos de picadas de escorpião em 2024
11/11/2024 00h47 Atualizada há 1 ano
Por: Redação

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, a região de Marília registrou 1.046 ataques de escorpiões entre janeiro e setembro de 2024, o que resulta em uma média diária de quase 4 incidentes.

No ano passado, a região de Marília registrou 2.126 acidentes, cerca de 177 acidentes por mês.

Durante os meses quentes e chuvosos, o risco de acidentes com animais peçonhentos aumenta significativamente. Para auxiliar a população, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) disponibiliza um Mapa Interativo, que oferece informações essenciais sobre como agir em caso de emergência.

Em caso de acidente, o combate é a procura imediata de ajuda médica. O atendimento médico deve ser procurado imediatamente no Hospital das Clínicas para adultos ou no Hospital Materno Infantil para crianças, onde o soro antiescorpiônico está disponível.

Em áreas urbanas, esses animais tendem a se abrigar em ambientes, como pilhas de entulho, galerias de esgoto, subsolos de residências e casas inacabadas.

É recomendado sempre checar vestuário e sapatos antes de usá-los, bem como vedar portas, janelas, frestas, buracos em paredes, interruptores, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes. Outras medidas incluem vedar ralos do chão, pias ou tanques, afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão, e acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.