Cidades 4 de Abril
Cidade Símbolo de Amor e Liberdade celebra seu aniversário de olho no turismo
Marília, a 20ª maior cidade do Interior paulista, chega aos 96 anos e projeta turismo como uma das suas novas fronteiras econômicas
03/04/2025 20h18 Atualizada há 10 meses
Por: Redação
Foto: Cristiano Gonçalves/Jornal A Cidade

Com 246.627 habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marília desponta como a 20ª cidade mais populosa

de todo o Interior do Estado de São Paulo (este levantamento não inclui as cidades do Litoral paulista, como Santos e São Vicente, e nem os municípios que formam a Grande São Paulo, incluindo a capital). Conhecida como a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade, concentra índices de nações de primeiro mundo. Ainda segundo o IBGE, quase 100% dos moradores possuem abastecimento de água adequado (são 99,93%), 98,5% têm coleta de esgoto, 99,96% têm banheiros regulares e 99,4% dos marilienses são assistidos com coleta de lixo. Em média, no Brasil, o acesso à rede de esgoto alcança 62,5%, ou seja 62,5% da população brasileira vive em domicílios conectados à rede de esgoto.

Em 4 de abril de 2025 Marília chega ao seu 96º aniversário comprovando exatamente o que o historiador Celso Cezário Motta, atualmente um dos raros pesquisadores a se dedicar quase que exclusivamente à história mariliense, escreveu em seu mais recente livro sobre o desenvolvimento da Cidade Símbolo de Amor e Liberdade: ‘Marília, cidade jovem que surgiu com a vocação para o crescimento rápido e renome no cenário nacional’.

O escritor Celso Cezário Motta analisou o crescimento de Marília desde a sua fundação, em 4 de abril de 1929

Para Motta, tais atributos não surgiram por acaso e nem momentâneos, “mas,sim, são fruto da tenacidade, do trabalho e da perseverança de seu povo, e por que não dizer, do suor e das lágrimas dos pioneiros que aqui aportaram para trabalhar e constituir família, cuja saga desbravadora tornou-se centelha e acendeu o progresso vertiginoso que, décadas depois, a fez ser conhecida como a ‘Capital da Alta Paulista’, afirmou.

Prestes a completar o primeiro centenário - que será celebrado daqui a 4 anos, em 2029 - o antigo patrimônio Alto do Café, depois chamado Alto Cafezal agora desponta como uma sólida cidade com frentes econômicas diversificadas, com grandes destaques para a indústria, comércio, prestação de serviços, medicina e educação - inclusive oferecendo da pré-escola à pós-graduação com possibilidades de doutorado e pós-doutorado. “Com os seus 96 anos de emancipação político- administrativa, Marília é considerada uma cidade de porte médio dentre as cidades brasileiras. Está inserida na região

Oeste do Estado de São Paulo, sua população foi estimada em 246.627 habitantes, se mantendo entre as 30 maiores cidades do Interior paulista. Seu crescimento foi incessante nessas mais de nove décadas, decorrente principalmente de sua posição geográfica privilegiada”, contextualizou.

Vale dos Dinossauros

 Na semana anterior ao 96º aniversário, a Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, deu ordem de serviço à empresa Asf Engenharia e Negócios Ltda EPP para a construção do Parque do Vale dos Dinossauros. As obras serão feitas na rua Augusto Genta, no Jardim Portal do Sol, zona Sul da cidade.

 O investimento será no valor de R$ 509.699,33, cujo montante foi repassado integralmente pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio entre a Prefeitura de Marília e a Secretaria de Turismo e Viagens, com recursos financeiros do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos para uso exclusivo da obra do Parque do Vale dos Dinossauros. A previsão é que a obra termine em seis meses.

 Conforme observou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), o governo está aberto ao diálogo com toda a sociedade para o aperfeiçoamento das iniciativas públicas. “Queremos ouvir a população e realizar os melhores projetos para a cidade. Ao mesmo tempo, mantemos contato com o Governo de São Paulo, com deputados estaduais e federais, em busca de investimentos para nossa cidade. Com a credibilidade que temos, vamos trazer muitas conquistas para Marília”, garantiu o prefeito.

 Confira a programação de aniversário

 No dia 4 de abril, uma sexta-feira, às 9 horas, será realizado o tradicional desfile cívico-militar na avenida Sampaio Vidal, que contará com as presenças do Grupamento dos Fuzileiros Navais de São Paulo, Banda de Música do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Lins e da fanfarra Social Antônio Marangão de Garça.

Será servido um bolo especial e a distribuição gratuita de refrigerantes, cedidos pela Coca-Cola Femsa de Marília, para comemorar as festividades do aniversário do Município.

Na tarde do dia 4 de abril, já está confirmada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que vai sobrevoar a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes – próximo ao Bosque Municipal. E na noite de 4 de abril, às 19 horas, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais de São Paulo. Domingo, dia 6, às 19 horas no Teatro Municipal, será a vez da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

As maiores do Interior de São Paulo

1ª - Campinas

2ª - Sorocaba

3ª - Ribeirão Preto

4ª - São José dos Campos

5ª - São José do Rio Preto

6ª - Mogi das Cruzes

7ª - Jundiaí

8ª - Piracicaba

9ª - Bauru

10ª -Franca

11ª - Taubaté

12ª - Limeira

13ª - Sumaré

14ª - Indaiatuba

15ª - São Carlos

16ª - Araraquara

17ª - Jacareí

18ª - Hortolândia

19ª - Americana

20ª - Marília